pandemia

Confira telefones e aplicativos para tirar dúvidas sobre o coronavírus

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação

Com intuito de levar informação e ajudar na prevenção ao coronavírus, serviços de saúde, universidade e prefeitura disponibilizaram telefones, e-mails e aplicativos para levar conteúdo à população. Confira, abaixo, como ficar informado:

PREFEITURA DE SANTA MARIA

A prefeitura de Santa Maria disponibilizou um telefone de contato, chamado de "Disque Vigilância", para pessoas que tenham dúvidas sobre o coronavírus ou precisem de algum tipo de encaminhamento de atendimento. O contato pode ser feito pelo 150 ou pelo disquevigilancia@saude.rs.gov.br, de segunda a sexta, das 8h30min às 22h, e nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h. O atendimento é realizada pela Secretaria de Saúde do Estado.

O executivo também disponibilizou um cadastro para pessoas assintomáticas que estiveram em outros países nas últimas semanas. A ideia é poder manter um registro de todos que estiveram potencialmente expostos ao coronavírus.

SUS

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">O Ministério da Saúde disponibilizou um aplicativo que busca levar mais informações e conscientização para a população a respeito do coronavírus. O app pode ser baixado na Play Store, para telefones Android, ou na App Store, para telefones com sistema iOS. Chamado de Coronavírus - SUS, o aplicativo traz um questionário que define se a pessoa pode ser considerada como caso suspeito, um mapa com as unidades de saúde próximas do usuário, além de informações sobre o vírus. O app é gratuito. 

UFSM
A partir desta quarta-feira, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abre um canal de atendimento à comunidade no combate ao novo coronavírus. O "Disque Covid UFSM" é uma central voltada à comunidade interna e externa e funcionará das 7h às 19h pelo telefone (55) 3220-8500.

A central está disponível para esclarecer dúvidas de pessoas que apresentam os sintomas da doença. Todas as orientações serão repassadas por uma equipe de estudantes, colaboradores e profissionais de saúde treinados no Centro de Ciências da Saúde (CCS). A central do "Disque Covid UFSM" está instalada em sala no térreo do Hospital Universitário (HUSM). 

UNIMED
A partir de quarta-feira, os clientes da Unimed Santa Maria contarão com o serviço do 'Alô Doutor', duas linhas telefônicas que irão ajudar as pessoas com sintomas de coronavírus a evitarem se deslocar até o pronto-atendimento.   

O 'Alô Doutor' é voltado, prioritariamente, para clientes Unimed, e tem como objetivo fazer uma triagem com quem tem sintomas de coronavírus e outros problemas. As linhas telefônicas funcionarão 24 horas, e do outro lado da linha, um médico especialista será responsável pelos atendimentos. Desta forma, as pessoas não precisarão se deslocar até o pronto-atendimento do hospital, evitando, assim, aglomerações e ajudando na prevenção do novo coronavírus. 

A partir da triagem, as pessoas receberão orientações de como devem proceder, e, dependendo do diagnóstico, receberão atendimento domiciliar ou serão encaminhados ao hospital. Ou seja, a linha é direcionada para pessoas que apresentam sintomas.

De acordo com o diretor técnico do hospital, Cláudio Azevedo, a ideia é ir até a casa dos pacientes, dentro da possibilidade, e se preciso, fazer o exame de coleta na própria residência 

O 'Alô Doutor' começa a funcionar às 8h desta quarta-feira pelos telefones: (55) 3220-0535 ou 0800-516600.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Rotina de consultas e atendimentos são revistos no Husm

Próximo

Pelo menos 17 linhas de ônibus intermunicipais são suspensas em Santa Maria

Saúde